educação premiada

Mais quatro escolas de Santa Maria buscam selo da Unesco

da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das instituições de Santa Maria que já ganharam selo da Unesco

Depois de ter nove escolas - oito da rede municipal e uma da rede privada -, Santa Maria poderá ter mais quatro instituições de ensino integrantes do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Neste ano, participam do processo de adesão o CAIC Luizinho de Grandi e as escolas Renato Nocchi Zimmermann e Tenente João Pedro Menna Barreto, as três do município; o colégio Divina Providência, da rede privada; e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Farroupilha - campus Júlio de Castilhos, que faz a adesão por Santa Maria.

Na última quinta-feira, representantes dessas instituições participaram de uma reunião preparatória para o Encontro Nacional da Rede PEA, que acontecerá em Ouro Preto, Minas Gerais, de 11 a 13 de setembro. Professores das escolas já certificadas também receberam as orientações sobre o evento. Após esse encontro, ocorre a seleção das novas adesões.

A primeira instituição a receber o selo da Unesco em Santa Maria foi a Borges de Medeiros, em 2017. No ano passado, as escolas municipais Altina Teixeira, Vicente Farencena, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Chácara das Flores, José Paim de Oliveira, Pão dos Pobres e Intendente Manoel Ribas, assim como a Santa Catarina, juntaram-se ao grupo.

INCENTIVO
O selo é uma certificação internacional que procura incentivar as escolas a praticarem ações que se enquadrem nos pilares da Unesco. Para receber a premiação, as instituições foram avaliadas e tiveram que comprovar, em nível nacional e internacional, que seus projetos se enquadram nos quatro eixos temáticos propostos pela Unesco: sustentabilidade, problemas mundiais, cultura de paz e intercâmbio cultural. 

O programa estimula o desenvolvimento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de alunos e da comunidade. O PEA foi criado para estender os objetivos da organização, no pós-guerra, ao campo da educação e está presente em 130 países.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem entrar com recurso Anterior

Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem entrar com recurso

Equipe da UFSM vai participar do Projeto Rondon em cidade no interior do Piauí Próximo

Equipe da UFSM vai participar do Projeto Rondon em cidade no interior do Piauí

Educação