Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das instituições de Santa Maria que já ganharam selo da Unesco
Depois de ter nove escolas - oito da rede municipal e uma da rede privada -, Santa Maria poderá ter mais quatro instituições de ensino integrantes do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Neste ano, participam do processo de adesão o CAIC Luizinho de Grandi e as escolas Renato Nocchi Zimmermann e Tenente João Pedro Menna Barreto, as três do município; o colégio Divina Providência, da rede privada; e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Farroupilha - campus Júlio de Castilhos, que faz a adesão por Santa Maria.
Na última quinta-feira, representantes dessas instituições participaram de uma reunião preparatória para o Encontro Nacional da Rede PEA, que acontecerá em Ouro Preto, Minas Gerais, de 11 a 13 de setembro. Professores das escolas já certificadas também receberam as orientações sobre o evento. Após esse encontro, ocorre a seleção das novas adesões.
A primeira instituição a receber o selo da Unesco em Santa Maria foi a Borges de Medeiros, em 2017. No ano passado, as escolas municipais Altina Teixeira, Vicente Farencena, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Chácara das Flores, José Paim de Oliveira, Pão dos Pobres e Intendente Manoel Ribas, assim como a Santa Catarina, juntaram-se ao grupo.
INCENTIVO
O selo é uma certificação internacional que procura incentivar as escolas a praticarem ações que se enquadrem nos pilares da Unesco. Para receber a premiação, as instituições foram avaliadas e tiveram que comprovar, em nível nacional e internacional, que seus projetos se enquadram nos quatro eixos temáticos propostos pela Unesco: sustentabilidade, problemas mundiais, cultura de paz e intercâmbio cultural.
O programa estimula o desenvolvimento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de alunos e da comunidade. O PEA foi criado para estender os objetivos da organização, no pós-guerra, ao campo da educação e está presente em 130 países.